O Brasil é o campeão no ranking de países que mais sofrem ataques virtuais na América Latina. Nesse tipo de ação, o olhar dos golpistas está voltado em parte aos dados contábeis. Isso requer das empresas contábeis e daquelas que operam internamente suas informações contábeis e fiscais maiores cuidados, como a atualização das equipes de trabalho e de softwares.

O balanço foi apresentado neste dia 19/10 pelos especialistas Jonathan Luiz e Bruno Antunes, diretores da empresa Deb Solutions TI, em palestra organizada pela APECL. Representantes de 20 empresas contábeis estiveram presentes ao evento, denominado “Escritório Contábil Seguro”. O local foi o auditório do Sicomércio, em Limeira.
“A atualização dos associados é importante. Esse tema tem chamando a atenção, pois trabalhamos com informações nossas e de nossos clientes”, contou a presidente da APECL, Nilva Leme Santos.
Diretor da APECL, Odair Antonio Bonfiglio disse que a ocorrência de ataques, notadamente em empresas contábeis da região Sul do país, demonstra a necessidade de aprimoramento. Os escritórios vítimas desse golpe virtual estariam sendo obrigados a pagar até US$ 4 mil – cerca de R$ 12,8 mil – para voltar a acessar os dados.
O também diretor da APECL, Pablo Ademir Bobice, esteve presente. Dirigente regional do Sescon, Antonio Ademir Bobice também prestigiou a palestra.
“O sequestro de dados é uma das ações mais difundidas atualmente. É de difícil identificação, já que os ataques geralmente vêm de outros países”, disse Jonathan.
Já Bruno atentou que infecção pode vir da rede, e-mail ou de programas como Whatsapp, Facebook ou mesmo do acesso às senhas.
Veja abaixo um roteiro dos itens que devem ser acompanhados como forma de prevenção. A Deb Solutions TI disponibilizou um e-book gratuito com orientações básicas, que está no site do projeto Segurança em Simples Atos – clique aqui
Métodos de infecção
E-mails
Pen-drives
Acessos a sites maliciosos
Comportamento
. Criptografia
. Sequestro de dados
. Ações bancárias
. Infecções de clientes
Formas de proteção
. Antivírus
. Senhas
. Firewall DS-UTM
. Segurança de e-mail
. Segurança da informação no relacionamento com clientes
. Equipe atualizada
Fonte: Deb Solutions TI