A presidente da APECL Cristiane Paschoal e o diretor Clayton Vieira estiveram reunidos na manhã do dia nove de fevereiro, de 2021 na Receita Federal, com Francisco José Andrade Teixeira e Giane Teresinha Pereira Fonseca, a fim de conversarem sobre o atendimento no CAC “Centro de Atendimento ao Contribuinte” de Limeira. Os representantes da Receita Federal afirmaram que o setor de Limeira está com o atendimento presencial restrito, sendo que a maioria dos serviços são feitos por meio digital, no Portal E-CAC.
A responsável pelo setor explicou que desde o início da Pandemia COVID 19, em março de 2020, o atendimento tem sido feito por vários canais, como: CHAT no Portal E-CAC, “Fale Conosco”, telefone, WhatsApp e e-mail corporativo, pelo qual as mensagens são respondidas com as orientações necessárias e havendo necessidade é agendado o atendimento presencial.
De acordo com a responsável, o primeiro passo é buscar os serviços na página da Receita Federal www.rfb.gov.br, onde constam todas as orientações. No Portal E-CAC, poderá ser realizado a maioria dos serviços, como criação do Dossiê Digital de Atendimento (DDA), para Procuração, Certidão Negativa, Certidão de Obra, Redarf, Ajuste de GPS, DBE, CNIR, etc… Todos esses dossiês são encaminhados para as Equipes Regionais Específicas.
O acesso ao Portal E-CAC, é realizado com certificado digital ou código de acesso, que agora pode ser obtido criando-se uma conta no Gov.Br.
Não conseguindo o serviço pelo Portal e-CAC, ou caso a petição não seja resolvida por meio do Dossiê Digital de Atendimento (DDA) no Portal e-CAC, enviar e-mail corporativo para atendimentorfb.drflim@rfb.gov.br e para direcionar a pergunta diretamente para os atendentes de Limeira, especificar no assunto do e-mail: “Associado da APECL de Limeira”, dessa forma o atendimento será encaminhado diretamente para a responsável pelo setor.
Quanto aos serviços de CPF, acessar na página “meu CPF” como cadastro e atualização. Não sendo possível essa atualização pela internet, deverá ser utilizado o e-mail específico para CPF atendimentorfb.08@rfb.gov.br, devendo nesse caso, enviar selfie com os documentos.
PARA DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES:
TELEFONES: (19) 3404-5200 E (19) 99684- 1311 (horário das 8 às 14 h)