Associação dos Contabilistas: uma jornada de 40 anos

Cristiane Paschoal, presidente da APECL

A agenda do mês de junho marca uma data especial para a categoria contábil de Limeira. A Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira (APECL) comemora quarenta anos de brilhante atuação. Digo isso com orgulho, pois hoje estou na condição de presidente da entidade, mas vi, também como profissional, que todos os presidentes e associados contribuíram, ao longo dessa jornada, em prol do crescimento e reconhecimento da categoria.

O propósito da APECL é contribuir com os planejamentos tributários para tomada de decisão, colaborando para que as empresas continuem oferecendo produtos e serviços de qualidade. Para isso, durante esses quarenta anos, a entidade tem oferecido parcerias, cursos, palestras para desenvolvimento profissional, atuando junto aos órgãos municipais, estaduais e federais.

Nesse sentido, nossos associados têm, entre seus clientes, grande parte das organizações que constroem o progresso de Limeira. São pequenas, médias e grandes empresas e organizações, cuja atuação move a economia da cidade, muitas vezes com impacto até mesmo internacional, visto que parte delas tem atuação global.

Também cuidamos da relação entre essas organizações com um número incalculável de trabalhadores, mostrando competência e eficácia nas relações entre as pessoas. O contabilista ainda é muito lembrado quando do período de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Em todas essas ocasiões, a população encontra no profissional contábil a orientação necessária, fruto da constante atualização. Devemos ser um dos profissionais mais exigidos nesse item, visto as incontáveis mudanças nas legislações federal, estaduais e municipais. A isso soma-se o avanço da tecnologia em nossa atividade, o que desafia o próprio negócio.

Dai reforçarmos para a sociedade, os valores da APECL praticados ao longo desses 40 anos – Ética, Segurança, Transparência, Inovação, Responsabilidade, Comprometimento, Qualidade nos Serviços e Respeito ao Próximo.

Neste momento em que o mundo passa por toda essa transformação, gostaria de conclamar os contabilistas: devemos nos unir para que juntos possamos sair fortalecidos e com a certeza de que, nós como contadores, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. Somos o resultado de tudo o que vivemos, como diz o Provérbio do rei Salomão: “Porque como você imagina em sua alma, assim você é.”

Que nós, contabilistas, possamos neste período de escuridão ser luz para os que precisam!

Cristiane Paschoal, presidente da Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira (APECL)