Declaração de Não Ocorrência de Operações deve ser feita ao COAF até dia 31

Os profissionais da área contábil precisam estar atentos. É que no próximo dia 31 de janeiro termina o prazo para que profissionais e as organizações contábeis comuniquem ao COAF (Conselho de Atividades Financeiras) a não-ocorrência de atividades suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

Dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apontam que, no ano passado, foram entregues mais de 150 mil declarações, 21% mais que em 2016. O prazo de entrega ocorre anualmente entre os dias 1º e 31 de janeiro.

“O contador registrado poderá efetuar a entrega da Declaração de não ocorrência de eventos suspeitos ao COAF diretamente no sistema desenvolvido pelo Departamento de Informática (DEINF) do Conselho Federal de Contabilidade”, diz Robson Voigt Bianchi, diretor da APECL.

Além disso, há uma cartilha que mostra como fazer a entrega. “Orientamos também ao Profissional Contábil estudar o Art. 9º, inciso XIV, da Lei n.º 9.613/98, que trata das operações sujeitas à comunicação”, recomenda Robson.

Uma resolução do CFC disciplina como os profissionais e as organizações contábeis deverão realizar essa informação. “O dispositivo é preventivo. Profissionais e organizações contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, estão sujeitos ao cumprimento do dispositivo”, relata o presidente da APECL, Odair Bonfiglio.

Deixar o envio para a última hora também pode gerar problemas, em razão da grande quantidade de acessos ao sistema – cuja recuperação de senha, em dias movimentados, leva algumas vezes mais que um dia.

Links úteis

Acesso ao sistema de entrega – clique aqui

Cartilha para orientação ao Profissional Contábil – clique aqui

 

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA AGORA

Notícias similares

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS (AS) DE LIMEIRA

A APECL- ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DAS EMPRESAS CONTÁBEIS E CONTABILISTAS DE LIMEIRA é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos, que representa os Escritórios Contábeis e Contabilistas