Doar Imposto de Renda ajuda crianças e adolescentes em Limeira

No próximo dia 28 de abril, termina o prazo para envio da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Além da Receita Federal, cerca de 1.500 crianças e adolescentes de Limeira estarão de olho no resultado. É que parte dos recursos para projetos sociais no município virá do imposto dessas declarações.

Esta semana, a Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira (APECL) teve uma reunião com a Comissão de Marketing do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para reforçar o tema. Em fevereiro último, durante palestra sobre o IRPF, a APECL já havia citado a possibilidade de doação.

(Á dir.) Fernando, Nilva Leme, Cláudia e Helen: reunião envolveu APECL e CMDCA

Nilva Leme, presidente da APECL, quer aprimorar a ação. “O contabilista busca sempre novas informações, mas o potencial de doação de Limeira é maior”, afirmou Nilva.

No ano passado, só um em cada três projetos foram custeados pelo FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes) com destinações através do IR. A complementação de custeio deu-se através da captação do IR via Chancela. É possível doar ao fundo municipal até 3% do imposto devido referente ao ano fiscal 2016, seja ele a pagar ou a restituir. Para a doação, a Receita determina o uso do modelo completo da declaração.

Treze entidades de Limeira têm projetos sendo desenvolvidos no ano 2017. “Agora é a hora de a pessoa física beneficiar quem está próximo dela. Os recursos ficarão na cidade”, disse Helen de Paulo Araújo, conselheira representando o CAMPL – Patrulheiro de Limeira. Do contrário, a destinação não estará atrelada a uma região específica.

Transformando vidas

“Os projetos transformam vidas”, avaliou Fernando Guimarães Mattos, conselheiro representando a APAE, após acompanhar o histórico dos atendidos. Já Cláudia Cristina Conforti de Oliveira, conselheira representando a ARIL, diz: “os resultados também apontam as políticas públicas necessárias à cidade”.

O CMDCA avalia e repassa o recurso aos projetos. Doações do IR no ano passado somaram perto de R$ 382 mil. Só 25% vieram de pessoas físicas.

“A pessoa não tem custo a mais com essa doação”, ressaltou Cláudia. No preenchimento, basta optar pela doação e escolher o município. Já na modalidade “chancela”, o doador opta por uma entidade específica.

Em 2016, 12 projetos via fundo e oito chancelados receberam R$ 1,048 milhão. Alguns dos projetos executados e acompanhados pelo CMDCA são: “O Som da Inclusão”, do CAMPL, e “Atores da Vida”, da ARIL. Já a APAE desenvolve um projeto de diagnóstico dos atendidos.

A lista de habilitadas inclui a Equoterapia Daoud, Ainda, Casa da Criança Santa Terezinha, Ideli, Centro Social Sul, Núcleo de Valorização Humana “Nova Vida”, Lar “Uma Nova Esperança”, Casa de Misericórdia e Aldeia Movimento Pró-Cultura.

Informações podem ser obtidas com o contabilista de sua confiança, no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira (clique aqui) ou pelo telefone 3446-1780.

(Foto na home do site – projeto Atores da Vida, da ARIL. Crédito: Divulgação)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA AGORA

Notícias similares

IMPOSTO DE RENDA CIDADÃO

O Presidente da APECL – Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilista de Limeira Clayton José Vieira e a Vice-Presidente Cristiane Paschoal, estiveram ontem (19/04/2023)

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO 2022

No dia 09.12.2022 (Sexta-feira), foi realizado o Jantar de Confraternização dos Contabilistas de Limeira e Região em parceria com Sicomercio de Limeira. . Patrocinadores º

APECL FIRMA PARCERIA SEBRAE E SICOMERCIO

A APECL – Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilista de Limeira através de seu Presidente Clayton José Vieira, Tesoureiro Evandro Luis Carcacioli e sua