Em curso, especialista alerta para atualizações do eSocial

Nesta quarta-feira, 13/03, a APECL sediou o curso sobre eSocial, EFD Reinf e DCTF Web. A palestrante, Ana Camila de Oliveira Godoi, chamou a atenção das constantes atualizações das práticas.

“Entre a postagem do material para o curso, na última segunda-feira, e hoje, dia 13, houve pelo menos uma mudança importante de leiaute nas obrigações”, disse ela. O curso reuniu aproximadamente 30 profissionais da área, incluindo proprietários de empresas contábeis e gestores das áreas de Recursos Humanos e Fiscal.

“É importante o diálogo entre os vários setores da empresa contábil. As práticas estão cada vez mais exigindo atuação em conjunto desses setores”, alertou Ana, que é advogada e especialista em consultoria previdenciária e trabalhista.

A realização é fruto da parceria entre Sescon SP e APECL. A abertura foi feita pelo presidente da APECL, Odair Antônio Bonfiglio, e pelo diretor regional do Sescon, Pablo Ademir Bobice.

Ana disse que é necessário entender a nova metodologia das empresas em relação as informações de todos os trabalhadores, nos âmbitos Trabalhista, Previdenciária e Fiscal, para o e-Social. Para ela, o e-Social é o procedimento mais completo trazido pelo SPED.

Já Odair e Pablo recordaram que APECL e Sescon estão com uma grade de cursos que apresenta descontos para aquisição feita em formato de pacote. A participação em Limeira permite que as empresas economizem, por exemplo, a questão do transporte até São Paulo, onde as ações ocorriam anteriormente. As datas dos cursos podem ser acompanhadas no site da APECL.

Participantes do treinamento realizado na APECL
Odair (à dir.) e Pablo falam sobre benefícios dos cursos