Fim do “jeitinho” e fiscalização maior virão com eSocial

Mais de 30 profissionais das áreas Contábil e de Recursos Humanos participaram de um curso na sede da APECL, em Limeira, sobre a implantação do eSocial. Advogada e professora, Valéria de Souza Telles chamou a atenção para a entrada em vigor, no mês de julho, do novo sistema digital que reunirá informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

O eSocial não trará nenhuma nova lei, segundo Valéria. Porém, reunirá todas as informações num espaço digital, o que possibilita maior fiscalização das empresas. O risco de multas se mostra mais presente, já que também não haverá alerta de falhas.

Valéria aborda questões do eSocial aos profissionais de Limeira

Ao mesmo tempo, o “jeitinho” deixará de existir, já que as normas do cotidiano de uma empresa terão que ser planejadas.

O presidente da APECL, Odair Antônio Bonfiglio, e o diretor regional do SESCON-SP, Antônio Ademir Bobice, fizeram a abertura do curso. Unisescon e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP) também integraram a iniciativa, ocorrida durante a manhã e a tarde do dia 28 de maio.

Valéria de Souza Telles é especialista em direito público pela Escola Paulista de Direto. Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, Valéria também é autora de livros, professora de cursos empresariais e profissionalizantes, consultora e palestrante na área trabalhista.

O eSocial já é válido para empresas de grande porte. A partir de julho, será obrigatório para organizações de médio e pequeno portes, incluindo MEI que tenha empregado.

“O eSocial exigirá uma mudança de cultura na empresa. Não terá mais como o empresário pedir para o escritório contábil liberar para o dia seguinte a documentação de férias de um colaborador”, exemplificou Odair.

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA AGORA

Notícias similares

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS (AS) DE LIMEIRA

A APECL- ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DAS EMPRESAS CONTÁBEIS E CONTABILISTAS DE LIMEIRA é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos, que representa os Escritórios Contábeis e Contabilistas