O programa gerador da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está permitindo um trabalho mais ágil ao contabilista em 2020. Porém, a possibilidade de aproveitamento dos dados da declaração anterior exige maior atenção no preenchimento.
Esse foi um dos itens discutidos com cerca de 120 profissionais da contabilidade e contribuintes, que acompanharam a tradicional palestra sobre Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), realizada em Limeira pela APECL em parceria com o SESCON-SP.
O professor Valter Koppe, conhecido como “Doutor Imposto de Renda”, foi o responsável pela apresentação sobre a declaração, que ocorreu no auditório do Sicomércio. A abertura dos trabalhos foi da presidente da APECL, Cristiane Paschoal, e do diretor regional do Sescon, Pablo Bobice.
A palestra apresentou as novidades na declaração, que deve ser enviada até 30 de abril. Segundo Koppe, o programa gerador está se consolidando cada vez, o que deverá fazer com que a parte tecnológica tenha poucas alterações nos próximos anos. Porém, há questões legais que precisam ser consideradas. Uma delas, este ano, é o fim da regra que permitia deduzir as despesas com empregado doméstico.
A ação envolveu ainda a divulgação dos trabalhos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA), cujos projetos podem ser beneficiados com parte do valor pago à Receita Federal. Representantes do conselho em Limeira lembraram que somente 10% do imposto pago, e que poderia ser destinado às ações sociais no município, acabam aplicados em Limeira.
A presidente Cristiane Paschoal destacou a importância da palestra como forma de atualização dos contabilistas. Também lembrou aos presentes que a APECL se mostra cada vez mais atuante em questões como essa.
Na esfera municipal, Cristiane solicitou aos associados com dúvida sobre o recolhimento do ISS que procurem a associação, que tem avaliado o cenário e discutido medidas. “Precisamos de informações para que possamos traçar os próximos passos da questão envolvendo o imposto”, disse. O e-mail para envio de dúvidas é contato@apecl.com.br
Asilo
O ingresso solidário beneficiará o Asilo João Kuhl Filho com produtos de higiene pessoal e alimentos. O material será entregue em breve ao asilo.
O evento contou com apoio da ConferIR, ferramenta de checagem da declaração de Imposto de Renda.
