Mudança na NF: APECL teme impacto e busca reunião com prefeitura

A APECL solicitou à Prefeitura de Limeira uma reunião para avaliar a implementação do novo sistema de emissão de nota fiscal no município. Os impactos das mudanças no cotidiano das empresas contábeis, e dos clientes dos contabilistas, trazem preocupação, segundo o presidente da APECL, Odair Antônio Bonfiglio.

“Pedimos que a reunião seja marcada com urgência”, conta Bonfiglio. “O processo de comunicação sobre as mudanças precisa ser melhorado, incluindo ouvir os contabilistas”, afirma o presidente da associação.

Um treinamento foi agendado pela prefeitura, mas há vagas para apenas 80 contabilistas. As inscrições para o treinamento começam já neste dia 24/06. Os clientes dos escritórios contábeis que emitem nota fiscal também precisam ser contatados. As empresas de software terão que ser envolvidas, em função de mudanças no leiaute.

“Na reunião conseguiremos saber com certeza os impactos dessa mudança”, declara Odair.

Conforme o site da APECL mostrou, o novo sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica e Declaração de Serviços estará disponível no dia 1º de julho. Nota distribuída pela prefeitura no último dia 18/06 aponta um período de transição – de 1º a 31 de julho. Nesse prazo, o sistema até agora usado também estará disponível.

Segundo a prefeitura, contadores e outros usuários já poderão emitir nota fiscal no novo serviço a partir do dia 1º de julho. Porém, a partir de 1º de agosto, somente o novo sistema estará disponível.

A mudança ocorre em função de um novo contrato para gerenciamento do sistema tributário da prefeitura. A empresa vencedora da licitação foi a iiBrasil Inteligência e Informação, que promete aprimorar a prática. Além de treinamento para contadores, haverá apresentação para os usuários que emitem notas fiscais pelo serviço online.

Confira a matéria completa – clique aqui

(Imagem: Freepik)