Nota fiscal: APECL recomenda uso do novo sistema para apontar melhorias

A APECL recomenda aos contabilistas e empresas contábeis que incentivem seus clientes à utilização do novo sistema de nota fiscal em Limeira. O uso apontará os itens que precisam de ajustes. A emissão por meio do novo site será obrigatória a partir de 1º de agosto.

“Precisamos pedir aos nossos clientes que passem a usar o novo sistema ainda esse mês de julho. A experiência apontará o que precisa ser aprimorado. O associado nos traz as reivindicações, e em seguida levamos essa informação à prefeitura”, disse o presidente da APECL, Odair Antônio Bonfiglio. “Agilizar o processo é fundamental para todo mundo – empresas e profissionais liberais, contabilistas e prefeitura”.

A avaliação nos escritórios contábeis é que muitas empresas não estão utilizando ainda o novo sistema. Seriam 12 mil contribuintes aptos. A ferramenta de emissão mais conhecida será desativada no dia 1º de agosto. Para testes, os dois sites de emissão online funcionam simultaneamente.

Nos treinamentos realizados pela prefeitura, surgiram algumas dúvidas. “Já solicitamos atenção diante da ausência da informação sobre valores aproximados dos impostos”, afirmou Odair. Nos grupos de mensagens ligados à APECL, houve comentários sobre lentidão na nova ferramenta.

Outras questões surgirão justamente do uso. “Os contabilistas nos trazem a dúvida que passaremos à prefeitura e daremos retorno aos colegas”, afirmou Odair.

Um novo contrato para gerenciamento do sistema tributário da prefeitura gerou a mudança. A empresa vencedora da licitação, a iiBrasil Inteligência e Informação, diz que vai aprimorar a prática.

Contabilista associado da APECL pode enviar dúvidas para o e-mail contato@apecl.com.br