“Novembro Azul” terá diagnóstico de câncer de próstata

A Prefeitura de Limeira, a Santa Casa e o Centro de Oncologia de Limeira (COL) lançaram o Novembro Azul 2017 – campanha dedicada à conscientização e diagnóstico do câncer de próstata.

O público-alvo da campanha são homens com idade igual ou superior a 50 anos. Ao longo do mês, unidades de saúde farão gratuitamente a coleta do exame de sangue para detectar tumores de próstata, o PSA (Antígeno Prostático Específico), de segunda a sexta-feira, às 7h.

Na campanha do ano passado, foram realizados 2 mil exames, sendo que 12 apresentaram resultado positivo.

Segundo o site da prefeitura, as unidades rurais funcionarão um dia por semana, de acordo com a programação de coleta própria. O exame também poderá ser feito no “Laboratório Municipal” (Rua João Machado Gomes Júnior, 54), de segunda a sexta-feira, no mesmo horário.

Durante a campanha, três centros de saúde abrirão em três sábados, das 7h às 12h: CSF Nossa Senhora das Dores 2 (aberto em 11/11); CSF Parque Hipólito 1 (aberto em 18/11); e CSF Aeroporto (aberto em 25/11).

No dia 22, haverá um ponto extra de coleta do exame, na Associação dos Trabalhadores Aposentados de Limeira, (Rua Fabrício de Goes, 436, no Morro Azul), das 7h às 11h.

Por se tratar de uma campanha, não é necessário apresentar pedido médico, apenas o Cartão SUS e documento com foto.

Preconceito

O médico radioterapeuta do COL, Leonardo Lage, afirmou que o preconceito em torno do tema e a falta de hábito do brasileiro de cuidar da saúde dificultam o diagnóstico precoce. O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, respondendo por 26,9% de todos os tumores que atingem o público masculino, e que em 2012, foram relatados mais de 12 milhões de casos novos em todo mundo.

“Em Limeira, são identificados de 90 a 100 casos por ano”, frisou. Os fatores de risco estão ligados à idade – com incidência maior entre 50 e 66 anos; histórico familiar e etnia. “Afrodescendentes são mais susceptíveis ao desenvolvimento da doença”, afirmou.

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, período em que as chances de cura são de 90%. “Não existe prevenção ao câncer de próstata, mas sim diagnóstico precoce. Quando o paciente relata obstrução urinária ou dor ao urinar é sinal de que o tumor já está em estágio mais avançado”, afirmou Lage.

A diretora de Assistência à Saúde da prefeitura, Camila Rezende Moreno, esclareceu que os resultados positivos serão encaminhados para nova avaliação, e se necessário, o paciente receberá todo o tratamento pela rede pública.

Para a coleta, é necessário jejum mínimo de três horas; não ter mantido relação sexual ou ter ejaculado nas últimas 48 horas; não ter feito exercícios em bicicleta nas últimas 48 horas; não ter feito toque retal nas últimas 72 horas; não ter feito ultrassom transretal nos últimos sete dias; não ter feito colonoscopia nos últimos 15 dias; não ter feito estudo urodinâmico nos últimos 21 dias; não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias; e não ter usado a vitamina biotina ou suplemento alimentar nos últimos três dias.

 

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA AGORA

Notícias similares

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS (AS) DE LIMEIRA

A APECL- ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DAS EMPRESAS CONTÁBEIS E CONTABILISTAS DE LIMEIRA é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos, que representa os Escritórios Contábeis e Contabilistas