A APECL integra os conselhos fiscal e consultivo da unidade de Limeira do Observatório Social do Brasil (OSB). No final do mês passado, a unidade local enviou mensagem em que apresenta as principais ações do planejamento estratégico.
Quatro programas iniciais foram destacados pelo conselho de administração – monitoramento da Câmara Municipal, educação fiscal e cidadania, obra transparente e monitoramento de licitações.
O OSB de Limeira também prepara sua primeira assembleia pública. Cerca de 400 voluntários estão inscritos.
Confira a seguir a íntegra do comunicado do conselho de administração.
COMUNICADO
O desafio “Indignação é importante. Atitude é fundamental!” faz muito sentido ao fazermos uma rápida retrospectiva do trabalho realizado junto à Rede Observatório Social do Brasil (OSB), afim de termos em nossa cidade, junto às outras 100 em solo nacional, a unidade OSB – Limeira.
Desde 2015 a ideia foi plantada e com uma equipe unida contando com o apoio de mais de 30 Associações cumprimos as etapas necessárias e em 23 de março de 2017, no auditório da ACIL, realizamos a fundação! Foram várias palestras proferidas, sendo a maior delas no Nosso Clube com mais de 600 presentes.
Com os olhos no céu e os pés no chão, o OSB – Limeira realizou seu Planejamento Estratégico 2017 e está a todo vapor implantando quatro programas iniciais:
1) Monitoramento da Câmara dos Vereadores – o OSB-LIMEIRA esteve presente em todas as sessões da atual Legislatura e logo divulgaremos indicadores técnicos e apartidários do levantamento realizado;
2) Obra Transparente – a ONU, através da UNDEF, selecionou junto à Rede OSB 22 Observatórios para auditarem obras envolvendo creches e escolas – nossa unidade foi selecionada mesmo sendo recém fundada!;
3) Educação Fiscal e Cidadania – em parceria com a Receita Federal, o intuito é empoderarmos os munícipes quanto aos seus direitos e deveres; e
4) Monitoramento de Licitações – acompanhamento das compras públicas através de softwares especializados, auxiliando a Prefeitura a garantir a qualidade de seus gastos.
Gradualmente, estamos estruturando oportunidades de participação aos mais de 400 cidadãos que se registraram como potenciais voluntários e também construir uma comunicação efetiva com todos. Em breve, teremos a primeira Assembleia Pública de prestação de contas, aonde todo este trabalho poderá ser acompanhado pela população.
Agradecemos a recepção calorosa que Limeira vem tendo ao projeto e à ACIL por ser sempre tão solícita, pelo apoio e suporte ao projeto, sem o qual nossa tarefa estaria sendo ainda mais árdua. A jornada apenas começou e contamos com todos para edificarmos uma cidade mais consciente e participativa!
Cordialmente,
Conselho de Administração
Observatório Social do Brasil – Limeira
(Com Imagem – Freepik)