
O auditório da Delegacia da Receita Federal, em Limeira, recebeu no dia 10 de agosto uma palestra sobre o Observatório Social do Brasil, entidade em fase de implantação no município de Limeira.
Cerca de 30 funcionários da Receita acompanharam a palestra, transmitida através de videoconferência para as agências de Araras, Pirassununga, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista e São José do Rio Pardo.
Pela Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira (APECL), participaram a presidente Nilva Santos Leme e o diretor tesoureiro Giuliano Terossi, além de representantes do CRC e Sescon.
A abertura coube a dois representantes da Receita Federal. O delegado em exercício da Receita em Limeira, Jeziel Tadeu Fior, ressaltou a importância da participação e engajamento dos colaboradores do órgão.
Já o representante local do Programa Nacional de Educação Fiscal da Receita, Valter Aparecido Koppe, fez um histórico dos trabalhos desenvolvidos para a implantação do Observatório Social (OS) em Limeira. Koppe avalia que a participação da Receita Federal, através da Educação Fiscal, estimulará a sociedade no acompanhamento e controle da qualidade do gasto público.
O palestrante foi o coordenador geral da comissão do OS Limeira, Raul Groppo, que destacou o escopo teórico da atuação da sociedade organizada nas atividades de prevenção à corrupção e mau uso do dinheiro público. Groppo demonstrou o funcionamento e estágio de implantação da entidade no município de Limeira, além de estatísticas relativas à atuação dos pouco mais de 100 observatórios já implantados no país.
Para Groppo, o engajamento das entidades parceiras é fundamental, como forma de garantir que a palestra de sensibilização, aberta à sociedade em geral, seja esclarecedora e atinja um número significativo de participantes.
A Comissão de Implantação do Observatório Social de Limeira conta com a participação dos servidores Valter Koppe e Renato Boralli Filho e se reúne semanalmente na Delegacia de Limeira.