Sistemas online reduzirão burocracia na abertura de empresas

A presidente da Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira (APECL), Nilva Leme, prestigiou na tarde do último dia 04 de abril a apresentação de dois sistemas que devem reduzir a burocracia na hora de abrir uma empresa no município.

Prefeito Mário Botion (à dir.), Almiral, Joseffe e Nilva Leme

Os sistemas Via Rápida Empresa 2 (VRE 2), apresentado pela Jucesp, e de Certidão de Uso e Ocupação do Solo online, gerido pela prefeitura, têm como objetivo também reduzir o número de idas dos contabilistas aos órgãos públicos.

A apresentação ocorreu no Teatro Nair Bello para um público de aproximadamente 100 pessoas formado por contabilistas e profissionais de empresas contábeis. Na mesa principal, além de Nilva, estavam o prefeito Mário Botion, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, o diretor de sistemas da Jucesp, Joseffe Barroso de Oliveira.

O prefeito Mário Botion destacou que essa é uma das iniciativas que constavam da relação inicial de ações do seu governo. “Em 90 dias conseguimos mapear o processo e criar alternativas para facilitar a abertura de empresas”, disse o prefeito.

O Sescon SP apoiou a iniciativa, além de outras entidades profissionais fora do segmento contábil. Diretores da APECL e Antônio Ademir Bobice, do Sescon, acompanharam a apresentação.

Simplificação

A apresentação do VRE 2 coube a Joseffe, que destacou que a prática atingirá 99,1% das empresas abertas hoje no estado de São Paulo. Já Marcelo Bueno dos Reis, diretor da Secretaria de Desenvolvimento de Limeira, falou sobre a certidão de uso de solo online.

Para Nilva, mudança virá para simplificar os processos nos escritórios. Haverá desafios, como a necessidade da assinatura digital de todos os sócios das empresas, mas ela avalia que haverá um melhor acompanhamento do processo – veja o vídeo com Nilva.

Já o secretário Tito Almirall destacou que a certidão de uso do solo representava cerca de 200 visitas mensais dos profissionais contábeis à prefeitura. Agora, tanto o pedido como a liberação da certidão são feitas online – clique e veja o depoimento deTito.

Confira também os vídeos com a fala de Joseffe Oliveira, da Jucesp, e Marcelo Bueno dos Reis, da Secretaria de Desenvolvimento de Limeira – clique aqui.

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA AGORA

Notícias similares

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS (AS) DE LIMEIRA

A APECL- ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DAS EMPRESAS CONTÁBEIS E CONTABILISTAS DE LIMEIRA é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos, que representa os Escritórios Contábeis e Contabilistas