O uso do novo sistema de emissão de nota fiscal adotado pela Prefeitura de Limeira é necessário. A prática precisa ser adotada urgentemente, já que a transição terminará no próximo dia 31 de julho.
Eventuais dúvidas serão resolvidas até aquela data. A partir do próximo mês, somente o novo sistema estará disponível para emissão de notas fiscais. Clique aqui e conheça o manual de uso do novo sistema.
Esses foram alguns dos itens tratados em uma reunião nesta terça-feira, 23 de julho, na prefeitura. Participaram representantes do governo municipal, além do presidente da APECL, Odair Bonfiglio, do diretor do Sescon SP, Pablo Ademir Bobice, e representantes da iiBrasil, empresa responsável pelo novo sistema.
A reunião foi solicitada pela APECL. “A maioria dos clientes dos escritórios contábeis não usou o novo sistema. Eventuais dúvidas podem causar problemas a partir de agosto”, diz Odair. “Apresentamos as entidades contábeis como parceiras para buscar diminuir o impacto dessa alteração”, afirma Pablo.
As dúvidas mais comuns serão comunicadas pelas entidades contábeis à prefeitura. “Também vamos enviar um e-mail a nossos associados reforçando o pedido para que usem o novo sistema o quanto antes. A partir do dia 31, o sistema anterior servirá apenas para consulta”, diz.
A área de auditoria da prefeitura informou estar recebendo muitas consultas via e-mail, estando em processo de elaboração das respostas. Além do manual, um vídeo deverá ser editado pelo governo municipal, mostrando os novos procedimentos. “O importante é não deixar para a última hora”, declara Pablo.
Até o dia 22 de julho, apenas 329 usuários emitiram notas fiscais na nova plataforma. A Secretaria de Fazenda estima que 11.350 usuários estejam cadastrados. Treinamentos ministrados pela secretaria reuniram cerca de 800 pessoas.
Segundo a secretaria, a mudança se deve ao novo contrato para gerenciamento do sistema tributário da prefeitura com a iiBrasil. O novo serviço é mais moderno e terá as mesmas funcionalidades do antigo: gerenciamento de ISSQN, geração de guias de recolhimento e declarações de serviços.
Para o primeiro acesso a esse sistema, os usuários ativos no antigo serviço deverão utilizar o CPF/CNPJ para login e clicar na opção “Recuperar Senha”, que gerará uma nova palavra-chave de acesso.
Dúvidas podem ser sanadas por meio do e-mail auditoria@limeira.sp.gov.br.